Ortopedista Especialista de joelho em Brusque
Como sabemos, o joelho é uma articulação formada por uma série de estruturas, entre elas: o fêmur, a tíbia, a patela, os meniscos e os ligamentos
Ele é fundamental para a correta movimentação dos membros inferiores (andar, correr, sentar e ficar de pé). Por isso, é uma região que costuma sofrer bastante desgaste, além de ser afetada por algumas doenças.
Dr. Juan Khacyo Gonzales de Holanda CRM-SC 24413 – RQE 18444 – Especializado em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Geral Vila Penteado- SP. Especialista em Joelho e em Cirurgias de ligamentos Cruzados e Meniscos.
Preceptor do trauma ortopédico em Hospital Antonio Giglio, Osasco-SP.
Atualmente ortopedista do Hospital Dom Joaquim em Brusque-sc, onde realiza antendimento ambulatorial pelo "Sus" e Cirurgias de Joelho entre outras.
Veja avaliações Dr. Juan Khacyo Gonzales de Holanda Google meu Negócio
Quando procurar um ortopedista ?
Confira a seguir alguns motivos pelos quais você deve agendar uma consulta com ortopedista especialista em joelho agora mesmo:
- Estralos no joelho;
- Rangido no joelho, chamado em linguagem médica de crepitação;
- Travamento no joelho;
- Joelho entortando;
- Dificuldade de dobrar e esticar o joelho.
- Inchaço por mais de 48 horas
- Sensação de falseio do joelho
- Dor persistente
- Não conseguir suportar o peso do corpo;
- Dor intensa, mesmo em repouso;
- Apresentar estalos, ficar preso ou travar em algum movimento;
- Estiver deformado ou desconfigurado;
- Dor e inflamação, acompanhado de febre;
- Inchaço local, sensação de formigamento e panturrilha com coloração azulada;
- Não apresentar melhoras após 3 dias de tratamento doméstico;
- Para prevenção, a partir dos 45 anos, a fim de evitar os sintomas do desgaste do envelhecimento no joelho.
Agende a sua consulta com o Dr. Juan Khacyo Gonzales de Holanda.
Doenças tratadas por um ortopedista de Joelho
Os problemas com os quais o ortopedista especialista em joelho precisa lidar são os mais variados. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada um deles.
- Artrite: inflamação que pode ou não ter origem autoimune. A modalidade autoimune ocorre quando o corpo passa a produzir anticorpos que atacam o tecido sinovial de uma articulação, provocando dor intensa no joelho, sensação de calor na área, sensibilidade, rigidez e vermelhidão da perna. Já a inflamação da artrite provocada por infecção de bactérias ou outros microrganismos causa febre e acúmulo de pus no joelho.
- Artrose: a condição se origina devido ao desgaste das cartilagens do joelho, responsáveis por revestir a extremidade dos ossos. Ele acontece naturalmente ao longo da vida e por isso a doença é bastante comum entre pessoas com mais de 65 anos. Os pacientes relatam dor intensa e inchaço crônico, que pode surgir e desaparecer ao longo do tempo.
- Bursite: condição na qual as bursas (pequenas bolsas que abrigam uma fina camada de líquido sinovial) sofrem inflamação. Quando há uma uma situação de estresse na articulação, ocorre inchaço nas bursas e isso causa dor. Normalmente, ela é originada por traumas diretos ou movimentos repetitivos.
- Síndrome do Trato Iliotibial (STIT): comum entre atletas, é uma inflamação aguda que acomete o trato iliotibial, um tecido fibroso localizado na coxa. O problema acontece quando há fricção exagerada dessa região.
- Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP): mais recorrente entre mulheres e indivíduos que realizam atividades intensas, e ocorre por sobrecarga do fêmur e da patela, provocando dor na região da frente do joelho.
- Cisto de Baker: surge como consequência de uma artrite, ruptura do menisco, artrose ou outros problemas no joelho. O cisto aparece como um pequeno inchaço na parte de trás da perna e o paciente pode sentir dor no local.
- Sinovite: inflamação da membrana sinovial, que passa a produzir grande quantidade de líquido sinovial. Esse líquido, então, “invade” a articulação e causa a sensação de “água no joelho”. Ela se desenvolve como consequência de traumas diretos, exercícios repetitivos e outras doenças ocorridas no joelho.
- Condropatia patelar: conhecida também por condromalácia, é caracterizada pelo “amolecimento” ou fissuras na cartilagem que recobre a patela. Em alguns casos é assintomática, mas em outros provoca dor na área da patela.
Lesões recorrentes do joelho
O ortopedista especialista em joelho não trata apenas de doenças que podem acometer essa área. As lesões são igualmente comuns entre os indivíduos e precisam ser avaliadas e bem tratadas por um profissional. Entre elas estão:
- Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: geralmente acontece por causa de uma rotação ou movimento brusco do joelho ou por entorse quando se mantém o pé fixo no chão.
- Lesão do Ligamento Cruzado Posterior: é frequentemente lesionado por um golpe na frente do joelho, enquanto o joelho está dobrado. Isso geralmente ocorre em colisões de veículos e contatos relacionados a esportes.
- Lesões do ligamento colateral: são geralmente causadas por uma força que empurra o joelho para o lado. As lesões no MCL geralmente são causadas por um golpe direto na parte externa do joelho e geralmente são relacionadas a esportes.
- Lesões Meniscais: geralmente acontecem durante esportes e podem ocorrer ao torcer, cortar, girar ou ser empurrado. Também podem ocorrer como resultado de artrite ou envelhecimento.
- Ruptura do tendão patelar: quedas, força direta na frente do joelho e aterrissagem desajeitada de um salto são causas comuns de lesões no tendão do joelho.
Cirurgia do Joelho
A ortopedia é uma especialidade cirúrgica. O médico ortopedista especialista em joelho é treinado para fazer cirurgias durante toda a sua formação. Mas, dentro da ortopedia, a maioria das patologias e lesões do joelho podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia. Entorses, condromalácia, tendinites ou contusões, por exemplo, podem ser tratadas de forma conservadora na grande maioria das vezes. Uma cirurgia de joelho costuma ser o último recurso, quando não existe possibilidade de tratamento conservador ou as tentativas de tratamento não-cirúrgico não surtiram efeito. Mas, como cada profissional tem um perfil diferente, alguns podem ser bastante conservadores e outros podem ser bastante intervencionistas. Um médico intervencionista costuma atrair pacientes que desejam cirurgia, enquanto que um médico conservador costuma atrair pacientes que não querem saber de cirurgia.
MENISCO
Lesões meniscais, num passado recente, eram tratadas quase sempre com cirurgia. Com o advento da artroscopia, que é uma técnica minimamente invasiva de cirurgia, as cirurgias de menisco viraram uma febre. As meniscectomias eram feitas em poucos minutos, o paciente recebia alta no mesmo dia, a recuperação costumava ser rápida e os pacientes voltavam às suas atividades em pouco tempo. Poucos anos depois eles voltavam a sentir dor no joelho que havia sido operado. Uma nova avaliação mostrava que estava tudo bem com o menisco que tinha sido reparado, mas agora o paciente apresentava um novo problema: artrose.
ARTROSE
Artrose é a degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro de uma articulação sinovial. No joelho existe cartilagem no fêmur, na tíbia e na patela. O processo degenerativo da cartilagem apresenta quatro graus, sendo que no grau IV já existe exposição óssea. O problema da artrose é que o tecido cartilaginoso não tem capacidade de regeneração e o desgaste tende a aumentar com o passar do tempo porque o joelho é uma articulação de carga, que suporta o peso do nosso corpo. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida.
TRATAMENTOS
Lesões meniscais e artrose devem ser tratadas, preferencialmente, de forma conservadora. O tratamento cirúrgico deve ser a última opção. Medicamentos, fisioterapia, perder peso e mudança de alguns hábitos costumam ser medidas conservadoras que surtem bom resultado. A aplicação de ácido hialurônico, por exemplo, é um excelente tratamento que pode postergar e até evitar uma cirurgia como a artroplastia do joelho ( cirurgia para colocação de prótese ). O paciente deve conversar com o seu médico ortopedista e procurar saber todas as possibilidades de tratamento, cirúrgicas e não-cirúrgicas, para o seu problema. Daí a necessidade de se conhecer o perfil do profissional antes de agendar uma consulta com ele.
Ortopedista em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.