Nasofibrolaringoscopia em Brusque
A Nasofibrolaringoscopia é um exame realizado pelo médico Otorrinolaringologista, que busca detectar alterações na fonação, respiração e deglutição, ou seja, ele avalia a via aérea superior.
O exame é realizado por um Nasofibroscópio, aparelho que é constituído por um tubo com um sistema de fibra óptica, capaz de permitir a visualização de determinadas estruturas da via aérea superior, tais como a cavidade nasal, rinofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais.
O exame é muito simples e não causa grandes incômodos ao paciente, sendo muito utilizado para detectar algumas doenças e diferenças anatômicas das regiões citadas acima.
Preparação para o exame de Nasofibrolaringoscopia
Aqui em Brusque na Clinica Médica Santa Rita, recomendamos que o paciente compareça a consulta em jejum de duas horas, ou seja, sem ingerir alimentação ou líquidos neste período. O jejum é necessário para evitar vômitos durante o procedimento, visto que a passagem do tubo pode ativar esse reflexo e causar náuseas.
Indicações para realizar uma Nasofibroscopia
As indicações da nasofibrolaringoscopia são várias. De uma forma geral pode ser realizada em pacientes com qualquer doença inflamatória e/ou obstrutiva nasal (rinites, rinossinsutes, poilipose nasal, tumores, desvio do septo nasal, hipertrofia de adenoide, sinusite etc.), da laringe e ou nos distúrbios da voz.
Além disso, pode-se corroborar com o diagnóstico de apneia do sono, roncos, rinite alérgica, tumores na garganta e cordas vocais, distúrbios que acometem a fala, olfato e o paladar, cefaleia (dor de cabeça), rouquidão, desvio de septo ou a presença de corpos estranhos em vias áreas.
Como é feito o exame de Nasofibroscopia?
A Nasofibroscopia pode ser realizada em adultos ou em crianças de qualquer idade, sem exigência de nenhum preparo anterior. Trata-se de um exame indolor, ocorrendo apenas um ligeiro desconforto referido como “pressão dentro do nariz”. Pode ocorrer, embora raramente, náuseas ou vômitos. Para minimizar esse inconveniente, recomenda-se um jejum de duas horas precedendo o exame, o que deve ser feito em todas as idades. O exame é feito com anestésico local ou, em pacientes muito ansiosos, com uma ligeira indução hipnótica por medicamento oral ou injetável. O exame é realizado em cerca de quinze minutos.
Otorrinolaringologista em Brusque, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.