
Colonoscopia em brusque
A Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.
DR. SEBASTIÃO DUTRA DE MORAIS JUNIOR CRM 36387 CIRURGIA GERAL (RQE: 24664), COLOPROCTOLOGIA (RQE: 24665).
Dra. Ana Micaela Saraceni CRM/SC – 37534 | GASTROENTEROLOGISTA RQE – 26536
O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.
Agende aqui seu exame de Colonoscopia!
Quando é preciso fazer colonoscopia?
Para a população sem sintomas, com o objetivo de prevenir um câncer colorretal, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos. Para aqueles que possuem histórico de câncer de intestino na família, essa periodicidade e o seu início podem mudar, caso a caso.
A colonoscopia é uma das principais e mais eficientes opções para o rastreamento do câncer de cólon, portanto sua realização é muito importante.
A colonoscopia é prescrita por médicos a partir da persistência de sintomas específicos, como:
- diarreia;
- sangramento nas fezes ou anal;
- dores de barriga;
- perda de peso sem explicação;
- mudança no formato das fezes;
- mudança considerável no comportamento gastrointestinal.
Caso você apresente esses sinais, não busque fazer o autodiagnóstico.
O exame é realizado por equipes treinadas, que farão uma preparação emocional adequada, deixando você confortável e seguro. Não há motivo para tabus — é a sua saúde!
COMO O EXAME DE COLONOSCOPIA É FEITO?
A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho. Essas fotografias e vídeos são produzidos em um computador para análise médica.
PRÉ-REQUISITOS
Não há pré-requisitos. É necessário apenas que o exame seja solicitado por um médico (a).
PREPARO PARA COLONOSCOPIA
Paciente deverá fazer o preparo em dois dias. Na véspera, deverá tomar laxantes e manter uma dieta somente de carboidratos, sem proteínas. Já no dia do exame, deverá tomar uma substância para limpar o intestino.
CONTRAINDICAÇÕES
As contraindicações são de caráter clínico para os pacientes internados. Além disso, é preciso saber se o paciente tem alguma doença pré-existente que possa impedir a realização do exame.
TEMPO DE DURAÇÃO
Geralmente, o exame é realizado e concluído em 20 a 40 minutos.
RESULTADO
O resultado é baseado na avaliação médica durante o exame.
PERIODICIDADE
A periodicidade é definida pelo médico responsável por cada caso e pelo tipo de patologia do paciente.
Quais diagnósticos que podem ser feitos com a colonoscopia?
Confira, agora, alguns dos diagnósticos que podem ser feitos com o suporte do exame de colonoscopia.
Câncer colorretal
O câncer colorretal é o principal diagnóstico obtido com a colonoscopia. A partir desse exame, é possível não só observar tumores e formações com maior nitidez, como realizar a biópsia do intestino.
Pólipos
Os pólipos são formações benignas. Em alguns casos, eles podem, inclusive, ser removidos durante o exame de colonoscopia. O material coletado também é enviado para a biópsia, para descartar qualquer presença de malignidade.
Doenças inflamatórias intestinais
Questões inflamatórias também podem ser observadas por meio da colonoscopia. É o caso, por exemplo, da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa. Sinais como o espessamento do intestino são bem observados com esse exame — e, novamente, temos a possibilidade de retirada de fragmentos para análise.
Infecções bacterianas
Infecções, como a causada pela bactéria H. pylori, também podem ser diagnosticadas com o apoio da colonoscopia.
Quais são as principais dúvidas sobre Colonoscopia?
Se você precisa fazer uma colonoscopia e está com dúvidas, confira algumas respostas para os principais questionamentos sobre o exame.
Duração do exame
A colonoscopia não dura muito tempo. Você precisará permanecer na sala de exames por um período que varia entre 20 a 40 minutos.
Necessidade de sedação
A sedação feita é bem leve, mas fundamental para que o paciente não sinta dor ou qualquer desconforto no momento da colonoscopia.
Necessidade de acompanhante
É fundamental que você esteja acompanhado, pois ainda estará sob efeito leve da sedação no momento da liberação.
Necessidade de internação
Para a maioria das pessoas, a liberação é feita assim que o efeito da sedação passa. Alguns casos, no entanto, podem exigir que o paciente fique para observação ou entre no hospital um pouco mais cedo, para o preparo adequado.
Preparo para o exame
O preparo da colonoscopia envolve a limpeza profunda do intestino. Por isso, você deverá fazer uma dieta específica e utilizar laxativos para ajudar na eliminação das fezes. Tudo isso será explicado detalhadamente pela equipe responsável.
Além disso, alguns medicamentos devem ser suspensos antes da realização do exame. A lista será passada para que você possa fazer o preparo adequado.
Onde realizar a colonoscopia?
O exame de colonoscopia é feito em ambiente hospitalar, com a presença, muitas vezes, de um médico anestesista. Além disso, a equipe de enfermagem estará a postos, assim como o médico responsável pela realização do exame.
Agende aqui seu exame de Colonoscopia!
Colonoscopia em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.