Pneumologista em Brusque
O pneumologista é um médico especialista no sistema respiratório. Ele vai ajudar você a resolver e diagnosticar qualquer problema entre nariz, traqueia e pulmões. Alguns médicos se concentram apenas em algumas doenças, como asma, fibrose pulmonar e DPOC, ou pacientes específicos, como crianças e idosos.
Sua atuação é muito importante, já que doenças pulmonares são responsáveis por milhares de mortes todos os anos. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, em 2019, a pneumonia e as doenças respiratórias inferiores, como a bronquite, foram classificadas em 4º lugar entre as principais causas de óbito no mundo.
Essas doenças, quando devidamente tratadas por um pneumologista, podem ter seu avanço desacelerado, evitando complicações e aumentando a estimativa e a qualidade de vida do paciente.
Os testes e exames pedidos por esse especialista serão, provavelmente, realizados com frequência, não ache estranho. São eles a espirometria, exames de sangue, raio-X do tórax, tomografias, broncoscopias e estudo do sono.
Dra. Jessica Vicentini Molinari CRM 26023 RQE 23687 (saiba mais)
Médica Pneumologista pelo Hospital de Clínicas da UFPR (Curitiba/PR); Membro da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (Acapti) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Atualmente médica no Hospital Imigrantes (Brusque/SC) e Hospital e Maternidade Ruth Cardoso (Balneário Camboriú/SC).
Sinais de que você precisa de um pneumologista:
- Dor ou aperto no peito;
- Respiração ofegante;
- Bronquite recorrente ou crônica;
- Asma que não é bem controlada ou tem gatilhos não identificados;
- Falta de ar;
- Cansaço sem ter feito esforço;
- Tosse constante, seca ou não;
- Dor ou chiado no peito;
- Rouquidão;
- Infecções respiratórias frequentes;
- Apneia do sono;
- Presença de sangue ao tossir.
Não ignore os sintomas nem espere que eles desapareçam sozinhos. Se observar qualquer um desses sinais em você ou em algum familiar, procure o pneumologista e faça os exames.
Quais doenças são tratadas pelo médico pneumologista?
O pneumologista trata das doenças respiratórias e do pulmão. Alguns exemplos de problemas que requerem a atenção de um médico pneumologista:
- Pneumonia
Infecção causada por vírus ou bactérias. Apesar de comum, pode ser fatal para alguns pacientes, por isso é importantíssimo tratá-la assim que aparecerem os sintomas, que incluem tosse com catarro, febre e dificuldade para respirar.
- Tuberculose
Doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Apesar do estigma de doença fatal, o tratamento moderno contra a tuberculose é simples e eficaz, mas deve ser seguido à risca, sem abandono. Algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas os mais comuns são tosse com sangue, febre e suor noturno.
- Bronquite
Inflamação das vias respiratórias e dos brônquios, pode ser causada por vírus, bactérias e até pelo cigarro. Os sintomas incluem tosse com muco, chiado no peito, falta de ar e sensação de peito carregado. Pacientes com bronquite crônica precisam de acompanhamento constante de um pneumologista.
- Asma
Uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, é uma inflamação pulmonar que causa dificuldade para respirar, falta de ar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse. Precisa de tratamento constante para dar ao paciente uma boa qualidade de vida.
- Câncer de pulmão
O câncer de pulmão caracteriza-se pela presença de tumores no órgão, mais comum em pessoas que fumam ou fumaram. Os sintomas mais comuns são tosse com sangue, sibilo, dor no peito e perda de peso.
- Enfisema pulmonar
Doença degenerativa, geralmente causada pela exposição prolongada ao cigarro ou outros agentes agressores do pulmão. Os sintomas incluem falta de ar severa, tosse e produção excessiva de muco.
Outras doenças também perigosas possíveis de serem tratadas por um pneumologista
- Coqueluche
Infecção respiratória, transmissível por bactéria e mais comum em crianças e adolescentes. Pode ser muito perigosa em bebês com menos de 6 meses, mas existe vacina para a doença. Os sintomas são coriza, congestão nasal e espirro.
- Embolia pulmonar
Acontece quando uma artéria do pulmão fica bloqueada por um coágulo de sangue. Pode levar a óbito. Os sintomas mais comuns são falta de ar, forte dor torácica e sensação de desmaio.
- Pleurisia
Inflamação da pleura, o tecido que reveste o pulmão. Pode ser causada por gripes, pneumonias, infecções fúngicas ou até mesmo por fraturas ou traumas nas costelas e caixa torácica. Causa dor forte no peito, nas costas, febre, tosse e dificuldade para respirar.
- Fibrose cística
É uma doença genética e crônica, que pode atingir diversos tecidos, como pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Precisa de tratamento contínuo e especializado. Quando atinge os pulmões, causa sintomas como tosse persistente com catarro, chiados no peito, dificuldade para respirar, perda de fôlego e infecções pulmonares frequentes.
- DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica
É a obstrução da passagem de ar pelos pulmões, geralmente causada pelo cigarro ou outros agentes nocivos. Pode causar o bloqueio total da respiração e levar a óbito. Os sintomas incluem tosse, respiração rápida e ofegante, falta de ar, alta produção de muco, falta de energia e perda de peso.
Pneumologista em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.